13 December 2006

Peças em Exposição/Venda na Livraria Arquivo em Leiria

O Rato (da série “Corrupção e Perversão de Poder”)

A ideia original da série “Corrupção e Perversão de Poder” foi retratar diversas formas de opressão, prepotência, despotismo e tirania. A maior parte das peças apresenta uma cabeça não humana, numa das mãos uma cruz, e na outra uma figura de animal identificável ou imaginária. Este animal, às vezes figura humana, representa o oprimido, o violentado, o sodomizado, o escravizado ou o subjugado.

Esta série acima mencionada esteve exposta na PERVE Galeria, em Lisboa, na minha primeira exposição intitulada “Al Zulej e Cerasiste”( as peças da série podem ser vistas no site
www.arteceramica-rc.com, fazendo clique no link “Al Zulej e Cerasite”)


O palhaço

O palhaço representa a capacidade, quanto a mim exclusiva do homem de se rir de si próprio. Esta figura foi feita com as pernas e os braços muito curtos para a ilustrar como um anão. Tornando-se assim ainda mais satírica e ilustradora de quanto a raça humana pode ser cruel com a diferença.

Esta peça foi executada com uma mistura de diferentes pastas o que lhe dá este aspecto marmoreado sendo que a única cor acrescentada posteriormente à peça foi o verde do nariz.



Touro

Um touro é um touro, no entanto para o autor a peça foi executada para ilustrar o ciúme na forma do homem que na sua insegurança vê um concorrente em todos os outros homens. A cor vermelha usada nos olhos foi propositada pois quanto a mim ilustra o sangue, o ciúme e a raiva.

Características técnicas das peças:

Todas as peças foram executadas à lastra em pastas de grés, cozidas a 1200ºC, com posteriores cozeduras de vidragem.




1 comment:

Teresa Freitas said...

Peças muito críticas ,satíricas e contundentes! Aprecio-as muito.
Desejos de um Feliz Natal para ti Ricardo. E um 2007 interventivo e bom.