02 May 2008

O fatal destino das batatas

Uma família de batatas
Peça em grés de 2006

Era uma vez quatro batatas que andavam à batatada no quintal, quando de repente saiu da porta da cozinha um homem mal encarado de faca em riste que em tom ameaçador lhes disse -
"Meninas vamos acabar com a brincadeira ou isto acaba mal, porque a ti sem ou com pele ponho-te num caldeirão de água a ferver e acabas ao lado de uma posta de pescada. A ti corto-te às rodelas ou aos palitos, ponho-te numa sertã com azeite a ferver e acabas num prato ao lado de um bife com ovo a cavalo. E tu descascada, com casca ou ao murro ponho-te num braseiro e acabas ao lado de uma perna de borrego ou de uma posta de bacalhau. E tu, se eu não te conseguir apanhar, vais apodrecer e cheirar mal ou acabas velha e engelhada ou grelada."

Estória criada por Ricardo Casimiro durante um delírio pré-coma alcoólico (toda a gente sabe que os artistas são na maior parte "sexo, drogas, alcool e rock-n-roll").

3 comments:

Sofia Beça said...

Por falares em batatas....quando estive agora na Holanda, fiquei a saber que este ano é o ano internacional da Batata. Ouviste alguma noticia sobre isto? Achas que os nossos agricultores sabem?? Para mim foi uma surpresa e já vamos quase a meio do ano.
beijo
Sofia

Ricardo said...

Olá Sofia,não não sabia. A peça faz parte de uma série em que explorei a forma das batatas porque em criança quase não tive brinquedos e usava a imaginação para inventar as minhas brincadeiras. assim nasciam personagens das batatas em que eu punha olhos e outras "coisas". depois iam para a panela da sopa . tb usei favas e paus de fósforo de lindas cabeças vermelhas para criar figuras. Um abraço ceramico ricardo

Sofia Beça said...

Pois eu também fiz dessas coisas e lembro-me que era bem divertido...enquanto a mãe não via.
Infelizmente os miudos de hoje não precisam de improvisar nada. Já vem tudo pronto a estragar.
Beijo
Sofia