10 August 2008

Quando a esmola é muita o fisco desconfia

O ogre e a formiguinha

Peça inspirada na estória do escorpião que pediu ajuda a um outro animal de maior porte para atravessar o rio mas que a meio do rio não resitiu à sua natureza e picou o outro animal.... peça que faz parte da série "Contos Paranormais" e foi doada juntamente com outras ao Museu de Olaria de Barcelos.

Não gostaria de ter de fazer esta publicação no meu blog mas não pude resistir a vos contar o porquê. Há anos que faço donativos ao Banco Alimentar Contra a Fome e a uma instituição de solidariedade religiosa. O ano passado fiz também um donativo de várias peças cerâmicas ao museu....
Depois de fazer a declaração de IRS recebi uma notificação em carta registada para me dirigir à repartição de finanças da área da minha residencia para fazer prova dos benifícios fiscais. Vai daí lá vou eu às finanças com a papelada e perdi 45 minutos para lhes mostrar os comprovativos.
Acontece que para quem não sabe os donativos só são válidos quando acompanhados de declaração dos mesmos com indicação do número de identificação fiscal das entidades que os receberam. Daí o meu espanto em ter de perder tempo nas finanças. Então o senhor fisco não podia teclar o número fiscal das entidades e comprovar os meus donativos? Ainda para mais quando eu fiz um donativo ao próprio estado!?

PS. Acontece que eu acredito que é preciso dividir para multiplicar. A solidariedade nunca fez mal a ninguém mas também não precisa de ser apregoada ao vento.

No comments: