09 January 2009

A vaga de frio e a minha ida à Alemanha

Sendo natural de Setúbal e residente em Lisboa há 44 anos, sou um priviligiado em relação ao estado do tempo. Nos primeiros dias na Alemanha fui a uma grande superfície para fazer algumas compras de supermercado. Ao subir numa escada rolante observei que na escada descendente ao lado da minha uma mulher retirou da parte lateral da escada uma pala prateada enroladinha e pô-la no seu carrinho de compras. A pala é similar à que todos os portugueses pôem no tabelier do carro no Verão. Então eu pensei - "Esta mulher é doida! Só porque a pala deve estar de saldo ela vai comprá-la em Dezembro?"
Alguns dias depois o tempo piorou e começou a formar-se gelo durante a noite. Foi então que uma manhã eu comecei a ouvir um barulho vindo da rua de "rasp, rasp, rasp....." Intrigado pensei que raio de barulho é este às sete da manhã? Subi a persiana e investiguei. A explicação era bem simples: os carros ficam cobertos de gelo e toda a gente começa por raspar o gelo dos vidros antes de porem o carro a trabalhar, além de que toda a gente pôe a célebre pala prateada do lado de fora do parabrisas para evitar o gelo e terem menos para raspar.
Na véspera de Ano Novo o tempo piorou ainda mais e novamente de manhã bem cedo comecei a ouvir um barulho de "crunch, crunch, crunch..." que me intrigou. Nessa manhã quando saímos de casa e nos dirigimos ao carro, eu percebi o que era: o chão estava coberto de grandes cristais de gelo que ao serem pisados faziam o tal barulho. À noite, no mesmo dia, todo o chão estava coberto de gelo mas agora lisinho e um autentico ringue de patinagem. Era muito difícil andar sem escorregar.
PS: Felizmente quando cheguei a Lisboa estavam 14ºC. Mas foi sol de pouca dura.....

No comments: