28 February 2009

O mundo do Ai-ai

Peça em grés, 2007

Este era um projecto para uma exposição de cerâmica, o qual eu pus de parte, mas aqui vai hoje a explicação do projecto.

O ai-ai é um mamífero nocturno de nome científico “Daubentonia madagascariensis”, esquivo que vive nas florestas tropicais de Madagáscar e considerado em vias de extinção. Dorme em troncos ocos entre 10 a 15 metros acima do solo durante o dia e vagueia durante a noite em plena escuridão.

A partir deste facto imaginei um mundo de escuridão total onde todos são presa e predadores, onde os perigos espreitam por toda a parte. O que quase ninguem sabe ou pelo menos ignora ou não tem consciencia disso é que em Portugal continental e ilhas e não só os Ai-ais abundam. Não como mamiferos em vias de extinção mas em expressões da lingua portuguesa.

Pus-me a pensar e a observar e aqui vão alguns exemplos:

Ai que medo!
Ai que susto!
Ai que horror!
Ai que triste!
Ai que bom!
Ai que dor!
Ai que maçada!
e também os há em du ou triplicado:
Ai ai, isto não é nada bom.
Ai ai que me vou tramar.
Ai ai que isto assim não dá.
Ai ai, isto ainda vai piorar.
Ai ai ai ai ai, ainda te dou dois açoites.
Ai ai ai ai ai, vê lá se queres levar.

Outros ais haverá que me passaram ao largo.

A eventual exposição corresponderia a figuras híbridas, antropomorficas fruto do meu imaginário de criaturas rastejantes e trepadoras múltiplos de perigos, temores, horrores e prazeres com que todos lidamos diariamente sem nos apercebermos deles, para a nossa própria sobrevivência.

O esquivo mamífero pode estar em vias de extinção mas enquanto houver um português haverá sempre um ai ai.

Ricardo Casimiro



2 comments:

João Soares said...

Projecto interessante. Aguardo com muito interesse. Um abraço

Ricardo said...

Obrigado João pela visita ao meu blog. Mas não leste com atenção. Este projecto não foi para a frente. Aliás foi reformulado e quando eu tiver luz verde logo anuncio.