30 July 2009

Só depois de morto... como a Rosa Ramalho

Uma das obras do projecto enviado ao Museu de Serralves

Pensando que um dos objectivos dos museus seria divulgar a obra de novos autores contemporâneos, enviei em Fevereiro um projecto para uma exposição numa das salas de exposições temporárias da Fundação de Serralves. Recebi agora a resposta que abaixo reproduzo. Divulgar?!! Ora essa!!

Cumpre-me agradecer-lhe a carta que amavelmente nos dirigiu sobre a possibilidade de uma exposição da sua obra no Museu de Serralves.
Calculo que conheça as actividades do Museu e que esteja a par da nossa filosofia de programação. Serralves, como sabe, distingue-se por mostrar habitualmente facetas menos familiares de artistas pretensamente muito conhecidos, ou trabalhos de artistas já com algum reconhecimento, mas com que o público em geral ainda não está familiarizado. Infelizmente, o seu trabalho não se insere em nenhuma destas vertentes programadoras, pelo que devo informá-lo de que não me parece de facto realista a possibilidade de expôr aqui nos próximos anos. O que não é, entenda-se, um juízo de valor sobre as suas obras — seria necessário vê-las com atenção para arriscar fazê-lo.
Permita-me que lhe sugira o contacto com o Museu Nacional de Arte Antiga que possui uma obra de Hieronymous Bosch, e que poderá eventualmente ter interesse neste projecto.
Fazendo votos de que alcance os seus objectivos.
Apresento os meus melhores cumprimentos.

Assina: João Fernandes (Director do Museu)

No comments: